segunda-feira, 6 de julho de 2009

Beijo, abraço ou aperto de mão?


Alguns aqui sabem que eu recentemente mudei de setor no local que trabalho, e notei uma coisa no mínimo curiosa. Nesse meu novo local, as pessoas se cumprimentam com abraços e beijos todo dia. Sim, todo santo dia.

Não sei se eu que sou a esquisita, mas sempre aprendi - com mamãe e com as revistas de variedades - que no local de trabalho o certo é um aperto de mão e olhe lá. Afinal, estamos falando de um ambiente formal.

Tudo bem, a gente tá no Brasil, nós somos latinos, então deixamos passar um beijo e um abraço eventuais. Assim, quando temos um pouco mais de intimidade. Mas sei lá, não vejo necessidade de ter que abraçar e beijar todos meus colegas de trabalho quando chego no recinto. Nem quando vou embora.

Mas eles fazem isso! No primeiro dia, achei que era pq eu era a novata e eles queriam me fazer sentir parte do grupo. Mas aí notei que não era só comigo, todos se abraçam todo dia. Bom, os homens entre si não, mas os homens com as mulheres e estas com as outras.

Será que sou eu a estranha mesmo? Pra mim, trabalho é trabalho. Eu cumprimento ex-colegas com beijo e abraço, mas porque não os vejo com muita frequência e esse carinho faz mais sentido.

E vcs, o que acham? Como vcs se relacionam com seus colegas? Beijo, abraço ou aperto de mão?

6 comentários:

Carol disse...

Bom, Mari, aqui com os meus colegas de trabalho é bom dia e olhe lá. Acho que se eu encostar em alguém eles têm um treco. Mas, na escola de inglês, que têm muitos brasileiros e latinos, a gente dá abraço e beijinho de vez em quando, principalmente na hora de ir embora. Os que não são latinos não acham muito natural, mas se a gente faz, eles fazem também, para não serem diferentes. Ah, estamos na contagem regressiva aqui! Vem logo, Mari!!! :-)

Eduardo disse...

Pois é, aqui é um "Good Morning" ou um "Hello", geralmente. De vez em quando ainda brinco, falo "Bon Giorno" (nem sei se é assim que escreve) ... heheh

Essa história de "beijo,abraço" é usada quando a gente sai e se encontra na rua. Todo dia, no trabalho, não.

Beijo!

Unknown disse...

Po, sei lá. Não será por conta da convivência? Tá bom que o horário do judiciário é o melhor do mundo, mas querendo ou não, provavelmente essas pessoas passam muito mais tempo com os colegas de trabalho do que com a família e os amigos. ou seja, com as pessoas com quem eles realmente se importam na vida.

Talvez esse tipo de demonstração de afeto seja uma tentativa de emular um ambiente familiar... mais próximo, etc, etc. Sabe como é, o ser humano é um poço quase sem fundo de carência. Deveras desagradável.

Eu, por exemplo, tem dia que passo quase 12h com a galera do meu trampo. Imagina. A gente só diz bom dia mesmo... mas na verdade, tem vez que dá vontade é de mandar tomar no c*.

Enfim, cada um no seu quadrado.

La Berçot disse...

Bom... eu beijo no rosto, abraço e até pego no colo. Afinal, minhas colegas de trabalho tem entre 1 ano e meio e doze anos e fazem questão disso... heheheheheh

=*

Drixz disse...

Eu tenho esse mesmo tipo de dificuldade. Na academia existem algumas pessoas que tenho que tratar com mais deferência, mas no geral, a maior parte dos professores já começam a nos ver como iguais. Mas mesmo assim, é aquele beijinho bochecha com bochecha ou aperto de mão. Com os alunos é melhor não dar esse espaço, depende da idade e talz. Sinto dificuldade pq os franceses são deveras formais e tento ensinar isso aos meus alunos, mas muitos deles viram meus amigos e quando isso acontece esculhamba tudo. No geral, com chefes e diretores e na maioria das turmas aperto de mão e olhe lá.

Unknown disse...

Oi...

Aqui no meu trabalho boa parte do pessoal se cumprimenta com beijinho e abraço, acho estranho, mas respeito o comportamento deles. Sou mais formal tanto no trabalho como fora dele, dou bom dia, boa tarde, para todos, e se alguém quiser me cumprimentar com beijinho e abraço (isso é esporádico,)não recuso.
Muito bom o seu blog! :D

Abraços!