segunda-feira, 4 de maio de 2009

Direitos do paciente = Direitos do consumidor


Você já parou pra pensar nisso? Você, como paciente de um médico qualquer, é também consumidor de seus serviços e, como tal, faz jus aos direitos básicos do consumidor.

Quem diz isso é o próprio PROCON. Um belo exemplo foi dado pelo PROCON de Araçatuba/SP. No ano passado, eles lançaram a "Cartilha dos Direitos Básicos do Paciente", orientando profissionais da saúde e pacientes quanto a seus direitos e deveres.

Pra mim, um dos nossos direitos de maior interesse é de ser atendido no horário marcado, com tolerância máxima de 15 minutos. Fico triste ao constatar que um atendimento no horário correto é raríssimo. Hoje mesmo, fui ao médico e fui atendida 1 hora e 10 minutos após a marcação.

Os nossos prejuízos são imensos. No meu caso, precisei sair mais cedo da minha aula de Pós e ainda cheguei mais tarde ao trabalho do que de costume. Mas, para muitas pessoas, há prejuízos financeiros também. E, por que não dizer, prejuízos morais. Quem não se sente um idiota sentado na sala de espera de um consultório médico, lendo aquela Istoé de 3 anos atrás e vendo programa de fofoca na TV? (isso quando tem revista e TV né?)

Outro grande problema é a preferência dada a pacientes particulares em detrimento aos pacientes de convênios. Alguma vez você já teve sua consulta cancelada em cima da hora e ficou sem saber por quê? Eu te explico: apareceu alguém querendo pagar a consulta, e não usando plano de saúde. Segundo o PROCON, isso também é proibido, afinal não pode haver discriminação no atendimento.

Agora, a grande questão é: como a gente prova nossos prejuízos? De uma maneira prática, como podemos fazer valer nossos direitos? Será que se eu estiver esperando uma consulta, o médico atrasar e eu ligar pro PROCON, eles vão lá e fecham aquela birosca, que nem fizeram com alguns bancos há uns anos? Acho meio difícil acreditar... mas queria poder colocar meus direitos em prática.

Isso porque eu, sinceramente, já cansei de médico. Sempre me sinto desrespeitada, acho que eles não estão nem aí pra gente. Dia desses deixei meu telefone numa clínica, pedindo pra minha médica me ligar porque eu queria esclarecer uma dúvida acerca de um medicamento. Jacaré ligou? Nem ela...

Pra ler a notícia sobre o PROCON de Araçatuba, clique aqui.

3 comentários:

Carol disse...

É, Mari, consulta médica tira a gente do sério mesmo. Uma coisa que descobri é que nem sempre é culpa do médico (pelo menos, não diretamente). As secretárias também fazer a maior bagunça com as consultas (colocam pessoas em horários muito próximos, fazendo com que toda consulta atrase e o atraso vá se multiplicando no decorrer do dia; não confirmam consultas, o que faz com que algumas pessoas não apareçam e outras que poderiam ir perdem a oportunidade...).

La Berçot disse...

Bom, Mari... servir de consolo não serve, mas minha ex-ortodontista era particular e com hora maracada, mas sempre me dava um chá de cadeira de uma hora e meia. Pelo menos. E uma vez por mês. Eca!

=/

Shelley Miretzki disse...

Mari, você disse tudo! Que raiva! Hoje eu atravessei a cidade e quando cheguei lá a secretária me diz com a maior cara lavada que esqueceu de me avisar que a médica cancelou a consulta! Ódio mortal!!
Ah, não conhecia seu blog, vou voltar sempre!