quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ninguém muda da noite pro dia!


Ai, que frasezinha clichê! Mas, como muitos clichês, ela é totalmente verdadeira!

Eu tenho lido sempre o site Vida Organizada, que dá dicas e sugestões pras pessoas manterem o mínimo de organização pra que suas vidas não virem de pernas pro ar. Vindo de mim, isso pode parecer estranho, pois não sou das mais organizadas. Longe disso! Meu armário é uma zona, e não queira abrir minhas gavetas de documentos...

Mas então, nesse blog fala justamente que a tralha não se acumulou na sua casa de um dia pro outro, então também não vai sumir assim. A ideia é todo dia arrumar um pouquinho: a Thais, autora do blog e também minha amiga, sugere 15 minutos diários pra destralhar a casa, ou seja, ir jogando fora o que não presta.

Bom, ainda não consegui aplicar isso diariamente, mas quero mudar, quero ser mais organizada e aos poucos sei que chegarei lá. Qual é mesmo o primeiro passo? Querer, né?

Tenho pensado bastante sobre isso, também em outros aspectos da minha vida. Por exemplo, tenho tentado comer mais saudável. Coloquei MESMO isso na cabeça há uns 3 anos. Assim, aos poucos fui deixando de comprar comida pronta (lasanha e hamburguer congelado não entram na minha casa faz tempo) e começando a cozinhar mais. Dá mais trabalho? Dá sim, mas é tão mais gostoso! O que quero ressaltar aqui é que não foi de um dia pro outro que joguei os congelados fora e passei a cozinhar tudo. Foi um processo bem lento mesmo, aliás, continua sendo, pois ainda não me livrei de todos as coisas pré-prontas que eu gostaria (uma delas é o caldo de legumes e frango de saquinho ou cubinho... não consegui encaixar na minha rotina fazer caldo caseiro, infelizmente... mas é um projeto!)

Outra coisa que comecei a mudar aos poucos é a questão do lixo. Desde que me casei, tenho lixos separados pra recicláveis e não recicláveis, mas não levava aquilo muito a sério. Assim, jogava no lugar certo, mas sabem aquela história do "a gente separa e depois juntam tudo no caminhão de lixo"? Pois é, comecei -- por enquanto -- a separar MESMO o papel. Reservei uma sacola na área de serviço e tudo que é embalagem de papel vai pra lá. Hoje fiz meu primeiro depósito de papel reciclável no posto de coleta do Pão de Açúcar (na 305 sul, pra quem quiser usar também). É pouco? É. Eu podia separar outros materiais também? Podia, e essa é a intenção. Mas, pra começar, fui de papel.

Meu ponto é que se você quiser virar do nada a pessoa mais organizada, mais saudável e mais antenada no meio-ambiente, vai se frustrar e não vai sair do lugar. Comece com pouco, bem pouco mesmo. Tem dado certo pra mim, quem sabe não dá certo pra você também?

2 comentários:

Dandalunda disse...

adorei a dica e veio no momento que eu mais precisava! beijocas

Anônimo disse...

Interessante, Mari.

Achei tua reflexão permeada de bom senso.

Um ótimo final de semana para você!